Permita sincronia e fluxo em sua vida ☮️ Confie no seu caminho e esteja aberto a oportunidades


13 Plantas que ajudam a controlar as pragas em uma Horta Orgânica



Quem produz hortaliças em casa sabe que um dos maiores problemas é o ataque de insetos e outras praguinhas capazes de prejudicar no cultivo das hortaliças. Mas como evitar o surgimento destes pequenos seres que prejudicam a horta?

Uma boa forma para equilibrar o micro ambiente da sua horta é fugir ao máximo do princípio da monocultura e plantar espécies diversificadas. Em uma floresta por exemplo, existe um ambiente controlado pela diversificação de espécies, sejam elas plantas, fungos, animais, insetos ou bactérias.

Neste caso é apenas uma horta, então uma forma natural e eficiente é a utilização de algumas plantas que possuem efeito de armadilha ou simplesmente repelem as pragas que prejudicam a plantação. Por isso fizemos uma listinha de plantas que auxiliam no controle das pragas mais comuns em hortas orgânicas.

01 - Alecrim (Rosmarinus officinalis):  Afasta borboleta-da-couve e a mosca-da-cenoura.


02 - Anis ou erva-doce (Pimpinella anisum): Repele as traças.


03 - Arruda (Ruta graveolens): Repele formigas e ratos, assim como o Poejo.


04 - Capuchinha (Tropaeolum majus): planta-isca para afídeos (piolhos) e repele nematoides.



05 - Citronela (Cymbopogon): A citronela tem eficácia comprovada como repelente de insetos, não à toa é comumente encontrada em repelentes industrializados para uso externo.
Ela ajuda a manter longe até mesmo os mosquitos da dengue.Veja aqui como plantar citronela em casa.



06 - Coentro (Coriandrum sativum): Repelente natural de pulgões e ácaros.


07 - Hortelã (Mentha sp): Repelente natural de lepidópteros, como a borboleta-da-couve, formigas e ratos.


08 - Losna (Artemisia absinthium): Planta medicinal, também conhecida como Absinto, Erva-do-fel, Alenjo, Erva-de-santa-margarida, Sintro ou Erva-dos-vermes. Além de possuir odor inseticida, ela afasta animais de sua horta.


09 - Manjericão (Ocimum basilicum): Repelente de moscas e mosquitos.


10 - Sálvia (Salvia officinalis): Repele a mariposa do repolho.


11 - Tagete ou cravo-de-defunto (Tagetes erecta): Vulgarmente conhecido como cravo-de-defunto, por possuir odor considerado forte e até desagradável, ele é um ótimo repelente natural de muitos insetos e protege contra os nematóides.



12 - Tomilho (Thymus vulgaris): Afasta a borboleta-da-couve, couve-flor e brócolis, evitando que a lagarta devore-as.


13 - Lavanda (alfazema): Repele traças, pulgas, moscas e mosquitos. Para obter este efeito, coloque maços de alfazema espalhados pela casa, pendurados nas janelas, sobre os móveis, e sachês de flores de alfazema dentro das gavetas. A alfazema era usada até para afastar escorpiões - com vasos desta planta nas janelas.



FONTE: Somos Verdes

Nenhum comentário:



PUBLICIDADE






Tecnologia do Blogger.