Permita sincronia e fluxo em sua vida ☮️ Confie no seu caminho e esteja aberto a oportunidades


Papel Semente: O papel reciclado que vira planta!

quarta-feira, dezembro 05, 2018

Uma solução pós-consumo que reduz o impacto negativo do homem no meio ambiente.

Quem tem o costume de picar papel e jogar no lixo deve agora tomar cuidado. Ele pode germinar e dar pequenos pés de cravo, camomila, manjericão e até rúcula. Na onda do ecologicamente correto, o papel semente está fincando suas raízes no mercado. O material ganha forma em envelopes, convites, cartões de visita e outros brindes. A novidade é que ele contém grãos. Enterrando e regando os pedacinhos do papel picado, as plantas crescem.

O papel reciclado, ecológico e artesanal, recebe sementes de flores ou temperos durante seu processo de fabricação que se inicia com a reciclagem e a transformação do papel usado e de aparas não utilizadas pela indústria tradicional (coletados por cooperativas certificadas de catadores de papel), e é finalizado com a inserção de sementes. Assim, após a sua utilização, o papel pode ser plantado, gerando vida ao invés de lixo.




As sementes utilizadas no papel, são bem diversas. Tem Agrião, Cravinho francês, manjericão, rúcula, salsinha, papoula, cenoura, tomate, almeirão, mostarda e margarida gigante branca.

CONVITES DE CASAMENTO

A bióloga Ana Paula Brandão Pinto, de 31 anos, viu a novidade no jornal e resolveu aderir. Mandou fazer os 400 convites de seu casamento com papel recheado de sementes de camomila. “As pessoas recebem o convite e jogam no lixo. Com o papel semente, pelo menos, tem a chance de ele não virar resíduo”, diz ela, que casa neste mês.

A empresa Papel Semente recebeu a encomenda de Ana Paula. A companhia tem linhas para todos os gostos. A de chá oferece os brindes em papel com sementes de erva doce e camomila. A linha flores traz os grãos do cravinho da Índia, da cósmea ou da boca-de-leão. Quem gosta de hortaliças pode optar pela linha gourmet e, em vez de jogar o papel fora, enterrá-lo e regá-lo. Dali, vão brotar pés de rúcula, agrião, salsinha e manjericão, criando a possibilidade de uma hortinha em casa.

Veja alguns modelos lindos de convites e tags feitos com papel semente:

 




Mas como plantar o seu papel semente? É fácil, basta seguir os passos a seguir: pique e molhe o papel semente em um recipiente, sem danificar as sementes; em seguida, coloque em um vaso com uma leve camada de terra fértil, de até 1 cm por cima. Regue diariamente, mantendo sempre úmido, mas tome cuidado para não encharcar. Estima-se que em até 20 dias, a planta começará a germinar.



ONDE ENCONTRAR:

Nenhum comentário:



PUBLICIDADE






Tecnologia do Blogger.